Maldivas

VJT_topo_Montra_Maldivas_1
VJT_topo_pacotes_Maldivas_2019
8 Dias 7 Noites
[2852] Dubai + Maldivas (4S)
pacote dinâmico
VJT_topo_pacotes_Maldivas_2018
8 Dias 7 Noites
[2263] Maldivas (4S)
pacote dinâmico
VJT_topo_pacotes_Maldivas_2018
8 Dias 7 Noites
[2886] Maldivas Fim de Ano (4S)
pacote dinâmico



Maldivas
A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia. É constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas. Tem uma área total de 298 km² e uma população de cerca 400.000 habitantes.
A capital das Maldivas é Malé, uma das maiores ilhas do país.
As Ilhas Maldivas são de uma rara beleza natural e oferecem diversas atividades ao ar livre. A água é de um azul-turquesa impressionante e a temperatura média do mar é de 30 graus. A areia é branca, e o mergulho é uma das atividades principais da ilha.
Se está a pensar em ir de férias para um destino de sonho, este é sem dúvida um deles!
As Maldivas detêm o recorde mundial do país com a mais baixa altitude: o seu ponto mais elevado está a 2,3 metros do nível do mar, a altitude média é de 1,5 metros e a maioria do território habitado está apenas a 1 metro de altitude. A capital, Malé, está a 90 centímetros acima do nível do mar e nela vivem 100.000 pessoas.
As Maldivas são uma república presidencialista. O presidente, chefe de estado e governo, é eleito por cinco anos.
A religião predominante tem sido o Islamismo, desde que foi introduzida em 1153.
O fuso horário é UTC/GMT + 05h00 (+ 5 horas do que em Portugal Continental)
O clima nas Maldivas é equatorial, com temperaturas médias elevadas e chuvas frequentes.
A Língua oficial é o Dhiivehi, mas nos centros turísticos fala-se Inglês.

Eletricidade
A corrente utilizada é de 220 - 240V e as fichas têm dois pinos.

Transportes
Transporte rodoviário: O estado das ruas na capital é satisfatório mas os percursos são limitados devido à pequena dimensão da Ilha. O táxi é o transporte mais utilizado pelos turistas.
Transporte marítimo: O essencial das deslocações faz-se por via marítima, estando alguns dos locais de turismo a mais de 6 horas do aeroporto da capital, Malé.

Números de emergência
Não existe representação diplomática portuguesa nas Maldivas. A representação diplomática com jurisdição sobre as Maldivas é a Embaixada de Portugal em Nova Deli:
N.º 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri, New Delhi 110021; Telf.: (0091) 1146071001 / 46071005 / 46071006
Polícia (Malé): (+960) 119

Bancos e Moedas
A moeda local é o Rufiyaaa (MRf), Nos centros turísticos é habitual pagar em Dólares americanos (USD) e nos hotéis é possível trocar divisas por moeda local. Não há caixas multibanco e os cheques viagem são pouco aceites. A maior parte dos cartões de crédito funcionam nos hotéis mas deverão ser usados com cuidado a fim de evitar eventuais fraudes. É conveniente informar a entidade emissora quando se desloca ao estrangeiro, já que desta forma é mais fácil evitar as utilizações fraudulentas.
Em geral, os bancos estão abertos de segunda a sexta, das 8h30 às 15h00. As agências de câmbios abrem diariamente das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Gastronomia
A cozinha das Maldivas tem fortes influências dos países vizinhos, nomeadamente da Índia e Sri Lanka. Tal como na Índia, o uso de caril (riha) é uma constante, geralmente acompanhado por Roshi, versão das Maldivas do pão achatado indiano.
Como o país está rodeado por água, o peixe é um elemento dominante na gastronomia das Maldivas. Como na maioria dos países asiáticos, o arroz, juntamente com acompanhamentos feitos de caril, pimentões e cebolas, completa uma refeição nas Maldivas.
A gastronomia das Maldivas baseia-se no peixe e no marisco que, estando frescos, não têm nenhum problema. Se duvidar da frescura dos alimentos, opte por refeições mais simples para perceber, pelo cheiro e sabor, se estão em boas condições.